Skip to main content

Top 10 praias imperdíveis do nordeste brasileiro

Quem não largaria tudo agora, para estar em um lugar paradisiaco? e olha que ele não esta  tão longe, com muito orgulho posso dizer que somos um povo muito abençoado por Deus. Gente que paraíso são as praias no nordeste quem conhece sabe o que estou dizendo
Neste top 10 estão algumas das praias do nordeste brasileiro que você não pode deixar de conhecer, escolha a sua e se jogue no próximo verão.

10°Canoa Quebrada- Ceará

top 10 praias

Canoa Quebrada fica a cerca de 170km da capital Fortaleza, com uma mar verde claro a praia é cercada por dunas e lindas falésias coloridas formando uma moldura perfeita para o cenário.

A origem do nome Canoa Quebrada ainda gera dúvidas. Uma das histórias é de que por volta de 1650 o navegador português Francisco Ayres da Cunha aportou na praia com seu barco quebrado. Os pescadores que o acolheram pensavam se tratar de uma canoa e o nome teria surgido daí.

A praia, que pertence ao município de Aracati (distante 20 km dali), tornou-se conhecida nas décadas de 1970 e 1980, com a chegada dos hippies que lhe deram como simbolo da praia é uma lua-estrela
Reza a tradição local que, de dia, os franceses trabalhavam duro e, à noite, se entregavam a diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. Uma outra versão dessa tradição local narra que, na equipe de filmagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela, hoje ícones locais.

A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos “hippies”, que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Alguns desses “hippies” fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. Canoa Quebrada voltou a ser cenário de um filme em 1997, com a produção de Bella Dona, por Bruno Barreto), tendo, a partir de então, se transformado em um dos principais destinos turísticos do Ceará.

 

9° Praia do Toque

top 10 praias

Praia do Toque – São Miguel dos Milagres (AL): São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é  muito encantadora, seja por seu vilarejo com características coloniais de quando era disputado por espanhóis, portugueses e holandeses; ou  por suas praias quase desertas e o mar de águas claras e tons esverdeados.
A praia do Toque, porém, se destaca pela  maior piscina natural da região, com água incrivelmente transparente. Você nem irá precisar de máscara de mergulho para observar uma infinidade de peixes coloridos.

 

8° Praia da Pipa

top 10 praias praia da pipa

Se você pretende conhecer a Praia da Pipa,saiba que você ira precisar de tempo, para apreciar ao máximo as belezas naturais,o seu charme rústico, atividades de lazer e a vida noturna .Faça uma reserva de no mínimo três dias até mais se você puder.
Para não correr o risco de voltar para a casa com arrependimento por não ter aproveitado ao máximo um dos principais destinos do Rio Grande do norte.

É que essa praia possui vários encantos, que começam no caminho, uma dica importante para você aproveitar melhor a viagem é ir de bugee pela praia apreciando os contornos das grandes falésias que emolduram a costa. Você pode alugar o veículo em Natal ou contratar apenas o passeio em uma agência local.
O bugue segue pela Rota do Sol (RN-063) por aproximadamente 15 km. A partir da praia de Búzios, o percurso pode ser feito pela areia até a lagoa de Guaraíras. Uma balsa faz a travessia para Tibau do Sul, município onde está localizada a praia da Pipa

Chegando a Pipa, você vai encontrar uma antiga vila de pescadores transformada em um vilarejo muito charmoso, com boa infraestrutura hoteleira, gastronômica, de comércio e serviços, mas sem perder a rusticidade.
Há também muitas lojinhas legais e coloridas de artesanatos que variam do rústico ao pop, pousadas e hotéis aconchegantes e, claro, vários restaurantes, bares e baladinhas convidativos. Em cada beco da vila de Pipa que sai da Avenida Baía dos Golfinhos, uma descoberta interessante, como um bistrô, um café, uma galeria. Pipa é uma ótima opção para quem gosta da noite.

Durante o dia, não deixe de conhecer suas praias. A praia do Amor é a preferida dos casais. E a badalada praia do Madeiro reúne um misto de gente bonita, jovem e atlética eu a indico para solteiros. Para seu assexo é necessário descer uma grande escadaria de madeira. Pode ser um pouco cansativo, porem a vista dos mirantes no caminho irá compensa o esforço.
No canto esquerdo, está o limite para baía dos golfinhos. Se você deseja observá-los de perto, o ideal a se fazer é alugar um caiaque e remar até eles. Os animais cercam as embarcações, fazendo a felicidade dos turistas.

Outro lugar interessante de se visita, para quem curte animais, é o Santuário Ecológico de Pipa, cujo acesso é pela Rota do Sol. Trilhas leves e curtas pela mata que cobre as falésias levam a mirantes com belas vista e a um observatório de tartarugas marinhas. Elas são vistas quando emergem para respirar.

Uma alternativa divertida de ter uma visão panorâmica das belezas naturais da praia é fazer o passeio de escuna (alguns levam forrozeiros a bordo, que tocam música ao vivo.

Dois lugares muito conhecidos para passar o fim de tarde na praia da Pipa são as dunas da praia de Cacimbinha e o Mirante do Chapadão. Quando começa a anoitecer, os adeptos do sandboard descem as dunas que quase invadem a pista da Rota do Sol. Ao lado, o mirante do Chapadão oferece uma bela vista do mar e da praia do Amor. Este lugar também é ótimo para quem gosta de observar os adeptos do kitesurfe realizando suas manobras aéreas dentro do mar

7° Praia dos Carneiros

top 10 praias praia dos carneiros

Está praia esta bem no ponto onde o rio se encontra com o mar, um muro de recifes de coral cria uma represa natural formando uma grande piscina de águas claras, calmas, rasas, transparentes e quentes. De um lado do rio, está a praia. Do outro, falésias brancas formadas por dunas. Cercada por coqueirais.
Toda essa linda combinação da natureza faz da Praia dos Carneiros, em Tamandaré, a 113 km do Recife, uma das mais paradisíacas do litoral pernambucano.

6°Cabo de santo agostinho
A cidade é reconhecida como marco geológico mundial por ser o ponto de ruptura entre os continentes africano e sul-americano. Contornada por recifes e manguezais, a região é a única em todo o país onde existem rochas graníticas de 102 milhões de anos. Você pode conhecer a cidade em um dia em um passeio de buggy, um roteiro que inclui todas as praias, mirantes, a Vila de Nazaré, onde ficam as igrejas, capelas, falésias e ruínas históricas, e o famoso banho de argila, em um lago de solo argiloso natural que oferece benefícios estéticos para a pele. Depois de ter uma visão panorâmica de todas as atrações, fica mais fácil escolher para que lado seguir e traçar seu próprio roteiro.

5° Tambaba

top 10 praias praia tambaba

O litoral sul paraibano, reserva belos cenários com falésias, mirantes coqueiros e muito vento, e trazendo aquele charme a mais para o cartão postal, no caminho, quem vem da capital João Pessoa encontra plantações de mangaba, caju, abacaxi e melancia colorem a viagem.
O primeiro local para a parada é Gramame, que fica na divisa entre o município de Conde e a capital do Estado. Este rio, que dá nome à praia, desagua no oceano e as águas doce e salgada se encontram, ali mesmo, pertinho do banhista. Aproveite a ocasião para nadar ora no rio, ora no mar.

Outra parada é a Praia do Amor, já na cidade de Conde, distrito de Jacumã. Aparentemente praia selvagem, uma atração peculiar é responsável pelo aparecimento momentâneo e numeroso de turistas ao longo do dia. Muitas vezes alvoroçados, são trazidos pelo guia local especificamente para conhecerem uma rocha vulcânica em forma de arco que traz uma lenda, contada pelos guias, vem dos índios potiguaras que habitavam a região nos tempos antigos. Segundo a história, casais que passarem de mãos dadas através do arco terão a união selada para sempre.

Agora se você é adepto de um bronzeamento sem marquinahas a região de Tambaba está instituída oficialmente como uma praia de naturismo, só peladão. Nesta praia de areias avermelhadas e brancas,a entrada é garantida para casais e mulheres. Homens desacompanhados ficam do lado de fora. Ao redor há uma pousada e nem mesmo nela é permitido o uso de biquínis ou sungas.

Outro lugar que não podemos deixar de citara, a praia mais paradisíaca uma das mais procuradas pelos turistas , que fica próximo de Tambaba mas todos devidamente vestidos – é a Praia de Coqueirinho, dividida por uma grande falésia em Coqueirinho 1 e Coqueirinho 2.
Estas formas geográficas são inúmeras na região do litoral paraibano. Durante o período que antecede o pôr do sol, reserve um espaço de tempo para fazer uma caminhada descompromissada e admirar a cor vibrante e bonita que as grandes escarpas adquirem.

Coqueirinho é famosa por agradar a diferentes gostos. Em alguns pontos, suas águas claras contam com ondastranquilas e baixas. Em partes de mar mais aberto, as ondas fortes são propícias para o surfe. Pesca submarina e mergulho.

4° Praia do Espelho

top 10 praias praia do espelho

O sul da Bahia é sem duvida privilegiado pois apresenta sol forte e céu azul praticamente o ano inteiro, as chuvas distribuem-se bem pelos meses de outono.

A região tem as belezas naturais e a magia do Nordeste brasileiro, com o diferencial do clima mais ameno, porque o vento forte faz o favor de refrescar e dificilmente você sentirá aquele bafo úmido de calor muito comum no nordeste.
Entre os povoados de Trancoso e Saraiva, o povoado se chama Curuípe mas, para evitar confusões, atende por ambas as denominações. O glamour fama, que vinheram junto com o novo nome, agitou a pacata vila de pescadores.

A praia do espelho é uma das mais bonitas do brasil possui um mix de hippe chique, ela fica no litoral sul da Bahia. Perfeita por natureza, possui águas azuis que formam piscinas naturais, gigantescas falésias brancas e avermelhadas, riozinhos e coqueirais

A infro estrutura de um SPA, uma charmosa cobertura de palha para se protege contra o sol, estes são alguns dos privilégios que você encontrará em bares e pousadas do sul da Bahia.
Uma dica importante para evitar estresse é vir na época de baixa temporada.
Espelho não é só praia existem mais atrações falésia acima. No topo do morro fica a Vila do Outeiro, emoldurada por casinhas coloridas que abrigam pousadas, restaurantes e ateliês, o centrinho é o mirante natural para os quilômetros de mar azul.

3°Porto de Galinhas

 

praia-de-porto-de-galinhas

Reza a lenda que o nome curioso – Porto de Galinhasveio negros africanos continuavam sendo escravizados clandestinamente,após a abolição da escravatura. Os contrabandistas desviavam da fiscalização em Recice, escondidos em engradados de galinhas-d’angola, os negros desembarcavam em uma praia nos arredores. Os contrabandistas gritavam: “Tem galinha nova no porto!”. Este era o código utilizado e que deu origem ao nome da vila de pescadores. O que os escravos e os contrabandistas não faziam ideia era que, um século depois, o paradisíaco cenário de águas verdes, céu turquesa e areias brancas se transformaria em um dos mais badalados balneários do litoral pernambucano, com praias para todos os gostos

Localizada no município de Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é emoldurada por piscinas naturais com águas transparentes e mornas repletas de peixes coloridos e jangadas deslizando de um lado para o outro na maré baixa. Mas tem também praias com ondas fortes, perfeitas para a prática de surf. A praia de Maracaípe é um dos cenários do Campeonato Mundial de Surf, sediando as etapas do mês de outubro. Os esportes náuticos, aliás, vêm ganhando cada vez mais adeptos na região, transformando a praia de Muro Alto point dos apaixonados por esqui aquático, wakeboard e jet-ski

No verão, quando recebe turistas de todas as partes do Brasil e estrangeiros. Todos chegam atraídos pelos aquários naturais, entretanto, surpreendem-se com variedade de opções de lazer da região, como passeios de bugue, de jangada ou a cavalo, quase sempre emoldurados por coqueirais, areias brancas e um mar de nuances ora verdes, ora azuis.

2°Jericoacoara

 

top 10 praias jericoacoara

Jeri  está entre as dez praias mais bonitas do mundo e, apesar de ser super famosa, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública. Este destino paradisíaco, fica apenas 300 quilômetros de Fortaleza.
Este paraíso se mantém intocável graças a dois fatores: o primeiro é o acesso precário, para chega à Jeri é possível somente veículos com tração nas quatro rodas e depois de muito sacolejo. O segundo é a transformação da região em Área de Proteção Ambiental, o que aconteceu em 1984, e posteriormente em Parque Nacional, em 2002, preservando uma área de cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes.
Redes e espreguiçadeiras contornam as águas cristalinas da Lagoa Azul.
As lagoas, aliás, são as melhores “praias” de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. . Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar na duna do Pôr do Sol ou pedra furada.
Caso você não curta muito essa caminhada você pode optar por ir de carroça o passeio custa em media 20 reais ida e volta, eu mesma optei por ir de carroça e recomendo. Depois, na vila é só festa.
Com restaurantes transados, bares animados e forrós pé-de-serra, oferece programas para todos os gostos. Nas noites de lua cheia, porém, o programa preferido é simplesmente apreciar o céu, sempre repleto de estrelas.

1° Praia do Leão

top 10 praias praia do leao

É a praia com o maior índice de desova de tartarugas marinhas de Fernando de Noronha. O nome faz referência à ilha em frente, que lembra a figura de um leão-marinho deitado. Ao seu lado, o Morro da Viuvinha tem uma infinidade de ninhos, que faz do local um santuário de aves.
Possui água cristalina, areia avermelhada e muito sossego. Entre os meses de abril e julho acontece a desova das tartarugas – sob supervisão do Projeto Tamar, realizada duas vezes por semana, entre janeiro e maio, a Tartarugada do Projeto Tamar permite ver de perto a desova dos animais na Praia do Leão. As vagas são poucas e é preciso pernoitar na praia, mas o programa é emocionante! os turistas acompanham de perto a corrida das tartaruguinhas rumo ao primeiro banho de mar, não deixe de presenciar os filhotinhos de tartaruga correndo em direção ao mar é inesquecível.

O tour começa por volta das 20h, reunido quatro pessoas (além do biólogo) e é de graça. A diferença das outras desovas é, além do horário, a espécie de tartarugas: a atividade acompanha tartarugas verdes, as maiores do arquipélago (cascos com cerca de 1,40 metro de envergadura e 400 quilos).

Os visitantes têm o privilégio não só de pernoitar na praia, como ajudar na contagem de ovos, nas medições e até nas marcações dos bichos. Durante a tartarugada é possível acompanhar todo o processo da fêmea: saída do mar, busca pelo canto ideal para depositar os ovos, cavação de buraco, desova, cobertura do ninho e retorno ao mar. Com sorte, ainda se vê filhotes de desovas anteriores nascendo na manhã seguinte. E aí é hora de ajudar na contagem dos ovos e auxiliar as tartaruguinhas que não conseguirem ir sozinhas para o mar.

A “hospedagem” é simples: a base de apoio do Projeto Tamar, uma pequena casa de madeira onde a turma dorme em colchonetes e sacos de dormir. Não há banheiro. Para inscrever é preciso ir ao posto da ONG na Praia do Boldró. A dica é ir cedo para garantir uma das poucas vagas.



Keine Kommentare vorhanden


Du hast eine Frage oder eine Meinung zum Artikel? Teile sie mit uns!

Deine E-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Erforderliche Felder sind markiert *